César Llaneza

Bio

César Llaneza nasceu em 1978 e reside em Oviedo, Espanha. Desde que se lembra, sempre foi atraído pelo sentido artístico das coisas; pelas cores vivas, pelas texturas, pelos padrões. Não chegou à fotografia de natureza pela mão de um familiar ou por razões profissionais. Procura nela uma ferramenta para se expressar, como quem começa a pintar, comprando uma tela, um pincel e algumas tintas.

No seu trabalho utiliza a cor para sugerir e emocionar. Tenta mostrar nas suas fotografias os contrastes, através da temperatura de cor, ajustes da exposição ou das mudanças de atmosfera que ocorrem continuamente na natureza. Nas suas imagens, as cenas naturais manifestam-se como um todo ou apenas como uma das suas partes, ou seja, na sua amplitude máxima ou nos pequenos detalhes.

Na paisagem mais aberta procura sempre a emotividade da cor e dos ambientes, quer na costa, na montanha ou na floresta. Na sua obra, o simbolismo costuma ser o protagonista. É apaixonado por fragmentar a paisagem, em busca de visões mais íntimas. Tem uma predileção especial por texturas e ritmos visuais.

Desde 2021 é um dos autores que compõem o coletivo autoral de fotografia de natureza, Portfolio Natural. Em 2022 regressa à associação de fotografia de natureza das Astúrias (Afonas). Foi já distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais.

 

Web Site | Perfil de Instagram