Luís Henrique Pereira

Bio

Luís Henrique Pereira nasceu no Porto a 19 de Julho de 1970. É biólogo e Membro Honorário da Ordem dos Biólogos desde Março de 2015.

Licenciado em Ciências da Comunicação, exerce as funções de Jornalista-redator, autor, apresentador e realizador de documentários na RTP. Entrou para a Estação Pública em 1994. Dedica especial atenção às áreas relacionadas com a História Natural e Vida Selvagem.

É o autor e apresentador do primeiro programa da história da televisão portuguesa de produção nacional e com continuidade dedicado à vida selvagem: “Vida Animal em Portugal e no Mundo”.

Desde 2013 que se dedica em exclusivo à produção documentários de grande formato emitidos na RTP.

Um ano antes, em 2012 é convidado a participar numa coprodução com o Parque Nacional da Gorongosa na realização do documentário. “Gorongosa, a Fénix Renascida”. Uma viagem surpreendente pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Um documentário de 50 minutos emitido a 7 de Janeiro de 2013, dia de aniversário da RTP África.

Em 2013 produz, apresenta e realiza o documentário: “Tesouros Fósseis da Ilha Amarela” a convite da Universidade dos Açores. Uma viagem surpreendente à única ilha do arquipélago dos Açores com fósseis de 5 e 6 milhões de anos, a céu aberto. Uma das jazidas mais importante do Atlântico Norte.

A série intitulada: “Natureza e Vida Selvagem”, com produção iniciada em janeiro de 2013 e emitida em janeiro de 2015 na RTP 2. Série constituída por 4 documentários de 25 minutos cada.

Foi também Autor, Apresentador, Produtor e Realizador do primeiro documentário de grande formato e de produção nacional exclusivamente dedicado à vida dos insetos intitulado “A Vida Secreta dos Insetos” com a duração de 50 minutos (dois anos e meio de trabalho de campo) emitido em Abril de 2015 na RTP 2. Estão já em desenvolvimento vários outros documentários e séries para emissão na estação pública de televisão sobre as mesmas temáticas.

Em 2014 idealiza e apresenta, desta vez na ANTENA 1, o primeiro programa da história da rádio em Portugal de produção nacional e em continuidade, exclusivamente dedicado à vida selvagem intitulado: “SANTUÁRIOS SELVAGENS”. Estreou a 5 Janeiro de 2014 e já tem praticamente concluída a segunda temporada.

Em 2009, entrevista em exclusivo para a RTP Jane Goodall e David Attenborough.

Biólogo, Conferencista e Investigador, Naturalista é também autor de um estudo científico e académico inédito em Portugal (brevemente lançado em livro) elaborado ao longo de dois anos intitulado: “Vida Selvagem em Documentário – Técnicas e estratégias de Campo”. Um trabalho académico que demorou mais de dois anos a preparar e que lhe mereceu 19 (dezanove) Valores no Projeto Final de Graduação, na Licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Fernando Pessoa.

 

Perfil de Facebook