Programa

SÁBADO, 21 novembro 2020

15h00

Abertura Oficial do VII Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho

Auditório Municipal

15h30

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

18h30

Entrega dos Prémios e apresentação das imagens premiadas do XXXIV Concurso de Fotografia de Manteigas, Imaginature 2020 – Fotógrafo de Paisagem do Ano

Auditório Municipal

20h00

Final do 1º Dia

DOMINGO, 22 novembro 2020

7h00

Saídas Fotográficas “Manteigas: Vale por Natureza” / Experimentação de Equipamento
* Inscrição prévia a ser divulgada oportunamente. Esta sessões serão realizadas em parceria com as marcas presentes no festival e permitirão o contacto com o equipamento fotográfico da marca. Nestas sessões o participante não poderá fotografar com outro equipamento.
Serra da Estrela

10h45

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

11h00

Apresentação do livro “CASA” de Luís Afonso.
Introdução por Ricardo Salvo.

Auditório Municipal

12h20

“Caminhar Oblíquo”

Duarte Belo

Auditório Municipal

13h10

Pausa para almoço

15h00

Paisagem Aberta

Espaço para Discussão
Moderação de Ricardo Salvo

Auditório Municipal

16h00

Masterclass “Luz sobre o Gerês – Expectativa, Atmosfera e Técnica”
Mário Cunha

Auditório Municipal

17h40

Cerimónia de Encerramento

Auditório Municipal

Nota: Este programa pode sofrer alterações decorrentes das políticas de saúde pública a vigorar à data do festival. Consulte esta página e as nossas redes sociais no instagram e facebook para estar sempre atualizado.

A Sala de Exposições, contígua ao Auditório Municipal, estará este ano fechada, devido às medidas em vigor para o controlo da pandemia de COVID-19. O Auditório Municipal terá apenas 124 lugares em vez dos normais 320. As regras de segurança podem ser consultadas aqui. Tudo para que possa, com o maior conforto e segurança, usufruir de dois dias de festival em perfeita tranquilidade.

Um tema, diferentes perspectivas

Em 2020, o festival tem como fio condutor o tema “PAISAGEM ABERTA”.

 

Há um ano atrás, a vida desenrolava-se de forma “normal”. O auditório de Manteigas encheu-se dessa normalidade vibrante e por ele passaram centenas de pessoas à procura do extraordinário no campo da produção de imagem de paisagem e do mundo natural. Hoje em dia, as palavras-chave mudaram radicalmente: distanciamento social, confinamento, pandemia, quarentena, ficar em casa…

As estratégias de proteção da população e de contenção de um vírus que nos trocou as voltas obrigaram um mundo inteiro a abrandar e mostraram-nos, claramente, que só juntos conseguimos sair a ganhar deste desafio.

A natureza, indiferente a tudo isto, continuou lá. De portas abertas. Continuou de uma forma diferente, mais pura, mais resiliente, com uma oportunidade única para recuperar e se regenerar. Enquanto os humanos foram obrigados a passar uma temporada em casa, as plantas recuperaram espaços perdidos, as aves voltaram a fazer os seus ninhos nas árvores das cidades desertas, os cursos dos rios engrossaram os seus leitos.

 

Como é óbvio, tudo isto é temporário. Quando voltarmos a ter uma vida normal, a natureza e a paisagem vão voltar ao que eram, pois tudo dependerá sempre de nós.

Temos diante de nós a oportunidade perfeita para repensar e encontrar o equilíbrio que a natureza precisa e que, no essencial da nossa existência, também nós precisamos para que este e outros corona vírus não nos forcem a ficar em casa uma e outra vez.

Nesta edição do Imaginature vamos procurar perceber como a fotografia de paisagem viveu este período, como se alterou e como o espaço albergou o fotógrafo que o procurou neste e em todos os momentos. A Paisagem continua Aberta para todos nós, mesmo quando os governos nos disseram que tínhamos de nos manter em casa. Que seja a oportunidade certa para fazermos um “reset” na forma como olhamos a natureza, como a retratamos e como interagimos com ela. Tudo para que o futuro possa ser mais extraordinário, mais sustentável, mais livre.

 

É este tema atual, que pede ao fotógrafo de paisagem que fique entre portas, que o IMAGINATURE pretende abordar na sua sétima edição.

 

Com inúmeras publicações, grupos de discussão, formações e atividades de lazer, a fotografia de paisagem é um dos estilos mais populares. Permite a criação de uma ligação ao meio natural, ajudando igualmente na sua promoção como destino turístico e na consciencialização da importância da preservação da natureza, uma tendência iniciada pelos grandes fotógrafos naturalistas do século passado.

Por tudo isto, a fotografia de paisagem tem um papel fundamental no meio que interessa potenciar num festival como o IMAGINATURE.

Através de um leque multifacetado de fotógrafos, mas não só, o Festival apresenta diferentes abordagens à promoção da paisagem e à utilização da fotografia como meio privilegiado na difusão da identidade cultural dos lugares que habitamos e visitamos.

 

Das serras ao mar, da natureza intocada à paisagem das nossas cidades, seja na intimidade da terra que se abre debaixo dos nossos pés à mais grandiosa da sua representação, todas estas abordagens estarão presentes. Prometemos que vai ver a paisagem como nunca a viu, através das emoções e das razões de quem se deixa tocar por ela com uma câmara fotográfica na mão.