Programa

SEXTA, 22 novembro 2019

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

09h00

Explorar e Fotografar a Paisagem (Alunos do 3.º Ciclo)

Sala de Exposições

Apresentação do IMAGINATURE e do Museu da Paisagem (Alunos do 3.º Ciclo)

Auditório Municipal

09h45

Explorar e Fotografar a Paisagem (Alunos do Ensino Profissional)

Sala de Exposições

Apresentação do IMAGINATURE e do Museu da Paisagem (Alunos do Ensino Secundário e Profissional)

Auditório Municipal

10h30

Explorar e Fotografar a Paisagem: Saída de Campo (Alunos do 3.º Ciclo e Ensino Profissional)

Vila de Manteigas

SÁBADO, 23 novembro 2019

9h30

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

9h30

Abertura da Sala de Expositores

Sala de Exposições (junto ao Auditório Municipal)

9h45

Masterclass: “Gimbals by Comercial Foto” por Abel Andrade, Videógrafo Profissional

Auditório Municipal

11h00

Masterclass: “Técnica e Visão por detrás da Viagem Etérea
Alexandre Deschaumes

Auditório Municipal

12h30

Pausa para almoço

15h00

Abertura Oficial do VI Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho

Auditório Municipal

15h30

Ciclo de Apresentações

Um outro olhar sobre a magia da Estrela
Fotógrafas Portuguesas de Paisagem

Emoções Geográficas
Hugo Santos

Lisbon Lost and Found
Ricardo Salvo

Um Museu Sem Paredes
Joana Gregório

Paisagem-Espelho
Maria Manuel Pedrosa

Auditório Municipal

20h00

Final do 1º Dia

DOMINGO, 24 novembro 2019

7h00

Passeios Fotográficos “Manteigas: Vale por Natureza” / Canon / Olympus
* Limitado a 20 participantes com inscrição prévia
Serra da Estrela

10h00

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

10h15

Apresentação do livro “Nomadismo da Alma” de António Cunha.
Introdução por Luís Afonso.

Auditório Municipal

11h00

Ciclo de Apresentações

Por Serras e Vales
Ângelo Jesus

Auditório Municipal

12h00

“Viagem Éterea: Uma fuga pela Natureza profunda”

Alexandre Deschaumes

Auditório Municipal

13h00

Pausa para almoço

15h00

A Fotografia e os Lugares: promoção ou destruição?

Espaço para Discussão
Moderação de Ricardo Salvo

Auditório Municipal

16h00

Ciclo de Apresentações

Alto | Frio | Além
António Luís Campos

Mongólia, do sul ao norte entre extremos
Bernardo Conde

Auditório Municipal

17h40

Entrega dos Prémios e apresentação das imagens premiadas do XXXIII Concurso de Fotografia de Manteigas, Imaginature 2019 – Fotógrafo de Paisagem do Ano

Auditório Municipal

18h30

Cerimónia de Encerramento

Auditório Municipal

O dia 22 de novembro está destinado aos alunos do agrupamento de escolas de Manteigas. Na manhã deste dia serão dinamizadas, em conjunto com o Museu da Paisagem, atividades que visam aumentar o gosto pela fruição da paisagem e da fotografia como veículo de excelência de promoção e preservação da mesma.

 

A Sala de Exposições, contígua ao Auditório Municipal, estará aberta no horário do festival (Sáb. 10h00-20h00; Dom. 10h00-18h30). Neste lugar poderá ser visitada a Zona de Expositores onde poderá tomar contacto com as principais novidades em equipamento fotográfico apresentado pelas marcas parceiras do evento.

Um tema, diferentes perspectivas

Em 2019, o festival tem como fio condutor o tema “IMAGENS (QUE) MARCAM O LUGAR”.

 

A paisagem é uma criação social. Apenas existe quando cada um de nós a contempla, quando cada ser humano a aprecia, quando a sociedade a defende como sendo a sua casa e a sua identidade. A paisagem será sempre o lugar que habitamos.

 

Cada paisagem conta-nos algo sobre a nossa história cultural, sobre as nossas atitudes. Resultado da intervenção humana e da sua vontade de moldar e transformar o contexto natural de que também é parte intrínseca, a paisagem define a evolução do Homem.

Desde 1992 que as Nações Unidas reconhecem a relação do Homem com a paisagem natural como um fator de extrema importância para o futuro do nosso planeta, tendo criado o conceito de Paisagem Cultural, protegendo cada lugar classificado, ao mesmo tempo que o potencia como destino turístico de eleição.

A representação visual da paisagem sempre teve um contributo fundamental para que o ser humano criasse consciência da sua cultura e do elevado valor que o património natural e paisagístico tem para a sua própria sobrevivência. O património, entendido como a herança que trazemos do passado, vivemos no presente e entregamos às gerações futuras, é fonte insubstituível de vida e inspiração, uma referência seminal da nossa identidade.

 

A fotografia, veículo por excelência da representação visual, desde cedo abraçou a paisagem como um dos seus sujeitos preferidos. O fotógrafo de paisagem produz imagens que revelam mais do que a representação gráfica do lugar para onde aponta a sua objetiva. Cada vez que faz uma fotografia articula a memória subjetiva e cultural da sua paixão pela terra que pisa. Ao mostrar a paisagem da forma mais efetiva que consegue contribui para a divulgação e a preservação dos lugares e da sua identidade, incitando à sua visita.
É este tema atual, que coloca o fotógrafo de paisagem no centro da divulgação da identidade dos lugares, que o IMAGINATURE pretende abordar na sua sexta edição.

 

Com inúmeras publicações, grupos de discussão, formações e atividades de lazer, a fotografia de paisagem é um dos estilos mais populares. Permite a criação de uma ligação ao meio natural, ajudando igualmente na sua promoção como destino turístico e na consciencialização da importância da preservação da natureza, uma tendência iniciada pelos grandes fotógrafos naturalistas do século passado.

Por tudo isto, a fotografia de paisagem tem um papel fundamental no meio que interessa potenciar num festival como o IMAGINATURE.

Através de um leque multifacetado de fotógrafos, mas não só, o Festival apresenta diferentes abordagens à promoção da paisagem e à utilização da fotografia como meio privilegiado na difusão da identidade cultural dos lugares que habitamos e visitamos.

 

Das serras ao mar, da natureza intocada à paisagem das nossas cidades, seja na intimidade da terra que se abre debaixo dos nossos pés à mais grandiosa da sua representação, todas estas abordagens estarão presentes. Prometemos que vai ver a paisagem como nunca a viu, através das emoções e das razões de quem se deixa tocar por ela com uma câmara fotográfica na mão.