Programa

SÁBADO, 16 novembro 2024

08h00 – 11h30

Saídas Fotográficas “Manteigas: O Coração da Montanha” / Experimentação de Equipamento
Necessita inscrição prévia (a disponibilizar a 11 de novembro às 12h). Esta sessões serão realizadas em parceria com as marcas presentes no festival e permitirão o contacto com o equipamento fotográfico da marca. Nestas sessões o participante não poderá fotografar com outro equipamento.
Serra da Estrela

11h30

Pausa para almoço

14h30

Inauguração de exposição

Sala de Expositores

15h00

Abertura Oficial do X Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano

Auditório Municipal

15h30-20h00

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

20h30

Jantar Convívio – 10.º Aniversário IMAGINATURE

Requer inscrição prévia. Mais informação em breve.

DOMINGO, 17 novembro 2024

10h00

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

10h00-12h10

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

12h10

Pausa para almoço

14h30-16h50

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

17h30

Entrega dos prémios e apresentação das imagens premiadas do Concurso de Fotografia #EMBAIXADORESDEMANTEIGAS (Jovens/Escolas) e do XXXVIII Concurso de Fotografia de Manteigas, Imaginature 2024 – Fotógrafo de Paisagem do Ano

Auditório Municipal

18h30

Cerimónia de Encerramento

Auditório Municipal

Um tema, diferentes perspectivas

Em 2024, o Festival tem como fio condutor o tema “AS ESTAÇÕES DA PAISAGEM”.

 

As estações do ano afetam toda a vida na Terra, marcando fortemente a vivência humana e a natureza que nos rodeia. Com características únicas, cada estação assume particularidades diferenciadas, complementando-se ciclicamente entre si.

 

As quatro estações do ano marcam profundamente a paisagem. A Serra da Estrela e, em concreto, o território do concelho de Manteigas é um exemplo claro dessa realidade. No Outono, as cores douradas das árvores caducas imprimem outro colorido a uma paisagem avassaladora. No Inverno, de dias mais curtos e sombrios, a neve cobre de branco o topo das montanhas e pelos vales corre a água pura do degelo e da forte precipitação. Na Primavera, com o tempo de exposição da luz solar diária cada vez mais estável, as cores distintas adornam as encostas e os aromas das plantas provocam ainda mais os nossos sentidos. No Verão, o ar fresco e as águas cristalinas dos rios e lagoas favorecem mergulhos revitalizantes.

 

Em termos ambientais e sociais, as estações têm um grande impacto. Em primeiro lugar, afetam a agricultura, a fauna, a flora e os recursos hídricos. Por outro lado, influenciam os hábitos e costumes do Homem, desde o vestuário até à própria convivência humana.

 

As diferentes épocas do ano estão enraizadas no seio da cultura popular, pois muitas tradições e festividades encontram-se intimamente associadas à época do ano, como o solstício do verão e do inverno.

 

As estações do ano inspiram, de forma diferenciada, artistas, poetas e escritores e têm um papel fulcral no quotidiano, moldando a natureza ao nosso redor e atingindo a cultura, as tradições e as próprias emoções de cada comunidade em particular.

 

Nesta décima edição do IMAGINATURE, pretende-se que o fotógrafo revele a sua visão do espaço que o rodeia, centrado na mutação da paisagem, focado nas alterações ao longo das quatro estações do ano.