Luís Quinta é multipremiado fotógrafo e realizador de história natural, bem como colaborador regular da National Geographic Magazine. Publicou mais de um milhar de artigos e reportagens na imprensa nacional. Diversos artigos e imagens publicados na imprensa internacional, como por exemplo nas revistas de referência “National Geographic Magazine”, “GEO”, “Terre Sauvage”, “BBC Wildlife Magazine”, entre muitas outras. Autor de vários livros e colaborador em muitos outros em Portugal e além fronteiras.
Formador na área da fotografia e cinegrafia de natureza em ambiente terrestre e subaquático.
Integrou o “Dream Team” do maior projecto fotográfico sobre natureza na Europa – “Wild Wonders of Europe” financiado pela National Geographic.
Em novembro de 2004 foi homenageado pelo Governo Português pelo seu trabalho na área da fotografia subaquática, sendo designado um dos “Novos Heróis do Mar”.
Obteve vários prémios de grande destaque em concursos de fotografia de natureza em Portugal e no mundo. Muitas das imagens e filmes de Luís Quinta têm sido usados por universidades e museus para várias publicações científicas e suporte pedagógico. Tem igualmente proferido inúmeras conferências e palestras por todo o país, incluindo muitas universidades, bem como em festivais no estrangeiro. Ao longo de 35 anos de carreira realizou inúmeras exposições de fotografia individuais e colaborou em muitas outras, em Portugal e pelo mundo. As suas filmagens tem sido usadas por várias cadeias de televisão pelo mundo: Discovery channel, National Geographic Channel, ARTE França, ARTE Alemanha, Netflix Europa.
Co-autor e autor dos filmes de história natural para TV:
“Arrábida da serra ao mar” 2013 – 50’
“Almada entre o rio e o mar” 2014 – 50′
” Reino Maravilhoso – Por terras do Alvão e do Marão” 2016 – 50’
“Mar da Minha Terra – Almada Atlântica” 2020 – 46’
“Costa das Cegonhas, Retratos do SW” 2021 – 50’
Netflix Europa: “Portugal’s Mountains of Wonders”
Apple TV: “Costa das Cegonhas”