Programa

SÁBADO, 16 novembro 2024

08h00‑11h30

Saídas Fotográficas “Manteigas: O Coração da Montanha” / Experimentação de Equipamento
Necessita inscrição prévia (a disponibilizar a 11 de novembro às 12h). Esta sessões serão realizadas em parceria com as marcas presentes no festival e permitirão o contacto com o equipamento fotográfico da marca. Nestas sessões o participante não poderá fotografar com outro equipamento.
Serra da Estrela

11h30

Pausa para almoço

14h30

Inauguração da exposição de fotografia “Covão da Ametade: As Quatro Estações”, de Miguel Serra

Sala de Exposições

15h00

Abertura Oficial do X Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano

Auditório Municipal

15h40‑16h20

“Covão da Ametade: As Quatro Estações”, Miguel Serra

Auditório Municipal

16h20‑17h00

Pausa para café

Sala de Exposições

17h00‑17h40

“Tesouros Naturais”, Tânia Araújo

Auditório Municipal

17h40‑18h20

“Mudar Para Ver Mudar”, António Sá

Auditório Municipal

18h20‑19h00

Sessão Canon: “Fotografia de Natureza”, com o fotógrafo Pedro Fontes

Sala de Exposições

19h00‑19h50

“Transições”, Matt Oliver
* Palestra em inglês

Auditório Municipal

20h30

Jantar Convívio – 10.º Aniversário IMAGINATURE

Requer inscrição prévia. Será contactado pela organização em resposta ao email de inscrição enquanto houverem lugares disponíveis.

DOMINGO, 17 novembro 2024

9h45

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

10h00‑10h40

“Ritmos e Emoções na Paisagem Natural”, Mário Cunha

Auditório Municipal

10h40‑11h20

Workshop OM-System: “Empilhamento de Foco” com o fotógrafo José L. Diniz.

Sala de Exposições

11h20‑12h10

“A Importância das Estações”, Lizzie Shepherd
* Palestra em inglês

Auditório Municipal

12h10

Pausa para almoço

14h30‑15h10

“Mar Mutantis”, Luís Quinta

Auditório Municipal

15h10‑15h50

“Ritmo”, Nuno Cabrita

Auditório Municipal

15h50‑16h30

Pausa para Café

Sala de Exposições

16h30‑18h00

Entrega dos prémios e apresentação das imagens premiadas do Concurso de Fotografia #EMBAIXADORESDEMANTEIGAS (Jovens/Escolas) e do XXXVIII Concurso de Fotografia de Manteigas, Imaginature 2024 – Fotógrafo de Paisagem do Ano

Auditório Municipal

18h00

Cerimónia de Encerramento

Auditório Municipal

Um tema, diferentes perspectivas

Em 2024, o Festival tem como fio condutor o tema “AS ESTAÇÕES DA PAISAGEM”.

 

As estações do ano afetam toda a vida na Terra, marcando fortemente a vivência humana e a natureza que nos rodeia. Com características únicas, cada estação assume particularidades diferenciadas, complementando-se ciclicamente entre si.

 

As quatro estações do ano marcam profundamente a paisagem. A Serra da Estrela e, em concreto, o território do concelho de Manteigas é um exemplo claro dessa realidade. No Outono, as cores douradas das árvores caducas imprimem outro colorido a uma paisagem avassaladora. No Inverno, de dias mais curtos e sombrios, a neve cobre de branco o topo das montanhas e pelos vales corre a água pura do degelo e da forte precipitação. Na Primavera, com o tempo de exposição da luz solar diária cada vez mais estável, as cores distintas adornam as encostas e os aromas das plantas provocam ainda mais os nossos sentidos. No Verão, o ar fresco e as águas cristalinas dos rios e lagoas favorecem mergulhos revitalizantes.

 

Em termos ambientais e sociais, as estações têm um grande impacto. Em primeiro lugar, afetam a agricultura, a fauna, a flora e os recursos hídricos. Por outro lado, influenciam os hábitos e costumes do Homem, desde o vestuário até à própria convivência humana.

 

As diferentes épocas do ano estão enraizadas no seio da cultura popular, pois muitas tradições e festividades encontram-se intimamente associadas à época do ano, como o solstício do verão e do inverno.

 

As estações do ano inspiram, de forma diferenciada, artistas, poetas e escritores e têm um papel fulcral no quotidiano, moldando a natureza ao nosso redor e atingindo a cultura, as tradições e as próprias emoções de cada comunidade em particular.

 

Nesta décima edição do IMAGINATURE, pretende-se que o fotógrafo revele a sua visão do espaço que o rodeia, centrado na mutação da paisagem, focado nas alterações ao longo das quatro estações do ano.