António Manuel da Cunha Martins nasceu em Terras de Bouro (1968), onde reside atualmente. Mestre em Ensino de Informática e pós-graduado em Tecnologias de Informação e Comunicação, especialização em Multimédia, é docente na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) há mais de 20 anos.
Apaixonado pela natureza e pelas caminhadas, define-se como um “geófago insaciável”, tal como diria Miguel Torga. O facto de viver bem perto do coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) desenvolveu-lhe, enquanto calcorreava semanalmente as serras do Parque, uma nova paixão: a fotografia. Da conjugação destas duas paixões – natureza e fotografia – resulta um trabalho de registo e de divulgação das belezas naturais do único Parque Nacional existente em Portugal.
Em 2019 lança o livro “Nomadismo da Alma”, cujo título é inspirado no “Diário VIII” de Miguel Torga. É uma obra de fotografia de Natureza, com incidência na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês, composto por 142 fotografias da sua autoria, obtidas ao longo de uma década, e 43 textos/poesias de mais sete autores, também eles “amantes desta região”.