Desde que se estreou, aos 7 anos, no mundo da fotografia de natureza, Egoitz Icaza (nascido em 1997) acumulou, do outro lado do visor, centenas de espécies, paisagens e histórias focadas, principalmente, na fotografia de aves.
Através das suas imagens, Egoitz tenta mostrar e destacar a importância daquelas espécies que vivem no nosso ambiente mais próximo, como forma de conhecimento e valorização dos espaços naturais que nos rodeiam. No entanto, aos 24 anos, já visitou alguns dos lugares mais incríveis e emblemáticos do planeta, como a savana africana, os Alpes ou Marrocos.
À medida que foi crescendo, Egoitz foi aperfeiçoando sua técnica, até ao ponto de deixar de lado a fotografia mais documental para perseguir o objetivo de oferecer, a cada imagem, um elemento distintivo, aquele “algo” que pode marcar a diferença entre uma imagem atraente e uma realmente impressionante.
Aos 20 anos, teve o prazer de começar a colaborar com a OM SYSTEM, experimentando os equipamentos da marca nipónica. O resultado foi tão satisfatório que decidiu deixar o seu sistema de então e mudar para esta marca. Nessa altura, surge igualmente a oportunidade de ser palestrante em diferentes festivais e eventos relacionados com o turismo de natureza, tanto em Espanha, como fora do seu país. Atualmente, faz trabalho, tanto fotográfico, como audiovisual, destacando-se o seu mais recente trabalho como operador de câmera para produções da Zanskar em Volando Voy.