Nanã Sousa Dias

Bio

Nanã Sousa Dias nasceu em 1957 em Torres Vedras.

Começou a interessar-se por fotografia e música aos 13 anos, tendo sido uma Kodak Instamatic a sua primeira máquina fotográfica. Aos 15 anos, iniciou uma abordagem mais séria à fotografia incluindo o trabalho de laboratório. Tendo enveredado pela carreira de músico profissional, abandonou a fotografia durante um longo período.

Em 1997, com 40 anos, decidiu regressar à fotografia, tendo recomeçado a fotografar, imprimir e a estudar, como autodidata. Em 2002, comprou a sua primeira máquina de grande formato, que passou a ser o seu formato de preferência, juntamente com o médio formato, para paisagem, principalmente em preto e branco.

Em 2005, a revista americana B&W Magazine, considerada a melhor revista de Fotografia Fine Art do mundo, publicou um artigo com várias fotografias suas, colocando-o entre os melhores fotógrafos de paisagem do mundo.

O seu trabalho foi publicado em revistas e livros em Portugal, Brasil, Rússia, Estados Unidos, bem como em vários livros técnicos de uma editora inglesa. Entre os livros nos quais participou, destaca-se um livro dedicado à paz, no qual figuram várias individualidades de peso, a nível mundial, tais como Nelson Mandela, Dalai Lama, Kofi Annan, Umberto Eco, Papa Bento XVI, Bono Vox, Al Gore, entre outros.

Fez cerca de 50 exposições em Portugal e no Brasil.

 

Web Site | Página de Facebook