Programa

SÁBADO, 15 novembro 2025

08h00‑11h30

Saídas Fotográficas “Manteigas: O Coração da Montanha” / Experimentação de Equipamento
Necessita inscrição prévia (a disponibilizar a 10 de novembro às 12h). Esta sessões serão realizadas em parceria com as marcas presentes no festival e permitirão o contacto com o equipamento fotográfico da marca. Nestas sessões o participante não poderá fotografar com outro equipamento.
Serra da Estrela

11h30

Pausa para almoço

15h00

Abertura Oficial do XI Imaginature: Festival de Fotografia de Paisagem, pelo Presidente da Câmara Municipal de Manteigas

Auditório Municipal

15h40‑19h

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

19h00‑19h50

Debate

Auditório Municipal

20h30

Jantar Convívio

Requer inscrição prévia. Será contactado pela organização em resposta ao email de inscrição enquanto houverem lugares disponíveis.

DOMINGO, 16 novembro 2025

9h45

Recepção e Boas-vindas

Auditório Municipal

10h00‑12h10

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

12h10

Pausa para almoço

14h30‑15h50

Ciclo de Apresentações

Auditório Municipal

15h50‑16h30

Pausa para Café

Sala de Exposições

16h30‑18h00

Entrega dos prémios e apresentação das imagens premiadas do Concurso de Fotografia #EMBAIXADORESDEMANTEIGAS (Jovens/Escolas) e do XXXIX Concurso de Fotografia de Manteigas, Imaginature 2025 – Fotógrafo de Paisagem do Ano

Auditório Municipal

18h00

Cerimónia de Encerramento

Auditório Municipal

Um tema, diferentes perspectivas

Em 2025, o Festival tem como fio condutor o tema “PAISAGEM EXTREMA”.

 

Segundo a Convenção Europeia da Paisagem, o termo paisagem “designa uma parte do território, tal como é apreendida pelas populações, cujo caráter resulta da ação e da interação de fatores naturais e/ou humanos”.

 

Atualmente, devido às alterações climáticas, é cada vez mais comum a ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos, onde a ação do Homem assume a principal causa da sua multiplicação.

 

No quotidiano de um fotógrafo audaz e destemido, a procura de ambientes arriscados, na busca de imagens surpreendentes e desconcertantes, acaba por fazer parte da sua rotina. A procura de acontecimentos naturais hostis ou territórios inóspitos são o propósito da sua jornada infinita e surreal.

 

Aquando da captação da imagem, está exposto a inúmeros riscos, associados a uma caminhada de resistência e de coragem, na qual a fotografia de paisagem extrema vai para além da simples contemplação da natureza. O fotógrafo deve estar preparado para qualquer adversidade, sendo determinante a capacidade física e psicológica, uma vez que irá confrontar-se com mudanças atmosféricas bruscas e terrenos perigosos.

 

Os convidados desta edição vão subir ao palco com o pressuposto de transmitir histórias de resiliência por detrás das imagens que falam por si, num esforço imensurável do autor, aliado igualmente ao respeito e inspiração pela natureza. Temas como a alta montanha, gelo, vulcões, tempestades, grutas, cavernas, mar, deserto e céu noturno vão estar no epicentro das apresentações.

 

Nesta décima primeira edição do IMAGINATURE, pretende-se que o foco do festival seja centrado no fotógrafo que eterniza momentos impactantes em cenários de dureza extrema.